Antes de mais nada, imagine uma receita que traz nostalgia e alegria para suas festas ou almoços em família. A carne louca, feita com lagarto, é um prato que não só enche a boca de água mas também conquista corações com seu sabor único e textura macia.
– ½ peça de lagarto (cerca de 1 kg); – Um tomate maduro triturado com 1 pimenta-de-cheiro; – 1 colher (sobremesa) de tempero completo; – Um raminho de tomilho fresco; – 1 folha de louro; – Meia litros de água (divididos);
– 1 cebola média picadinha; – Quatro dentes de alho picados; – 1 colher (sopa) rasa de sal; – ½ pimentão verde picado; – Cheiro-verde a gosto (para finalizar);
1. Primeiramente, prepare a carne. Sobre uma tábua, limpe a peça de lagarto, retirando excessos de gordura, e corte em cubos de 4 cm.
2. Enquanto isso, aqueça uma panela de pressão sem óleo e sele os cubos de carne, deixando-os dourar por 5 a 7 minutos.
3. Em seguida, adicione o alho e a cebola picados, a folha de louro, o tomilho, o pimentão, e o tomate com a pimenta.
4. Então tempere com sal e o tempero completo. Refogue por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
5. Logo após, acrescente 1 litro de água, mexa e feche a panela. Aumente o fogo até começar a pressão, então reduza para médio-baixo e cozinhe por 20 minutos. Após esse tempo, deixe a pressão sair naturalmente.
6. Em seguida, abra a panela, retire a carne e desfie-a descartando qualquer gordura restante.
7. Logo depois, retorne a carne desfiada para a panela, adicione os 200 ml de água restantes, e cozinhe em fogo médio até que a carne absorva a água e fique suculenta.
8. Por fim, transfira a carne louca para um refratário, salpique com cheiro-verde picado e sirva quente. A carne louca pode ser servida com arroz branco ou dentro de um pão francês crocante, conforme sua preferência.