Esta costelinha de porco da vovó é mais que uma refeição, é uma viagem aos sabores tradicionais e acolhedores da cozinha caseira. Com um tempero que traz memórias afetivas e uma suculência inigualável, este prato é a escolha perfeita para tornar qualquer refeição um momento especial. Acompanhada de mandioca cozida, essa costelinha promete ser o centro das atenções!
– 1kg e meio de costelinha suína cortada em pedaços; – Seis dentes de alho amassados; – 1 colher (café) de sal; – Suco de 1 limão; – 3 colheres (sopa) de óleo; – Uma cebola média picada; – 1 colher (café) de orégano; – Uma colher (café) de pimenta calabresa seca (a gosto);
– 1 colher (café) de pimenta-do-reino; – 450ml de água; – Cheiro-verde picado (a gosto); – Uma colher (café) de tempero baiano;
1. Primeiramente, em uma bacia, coloque a costelinha suína e tempere com o suco de limão, sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa seca, orégano, alho e tempero baiano.
2. Então misture bem, assegurando que cada pedaço de carne esteja bem temperado. Deixe marinar na geladeira por no mínimo 30 minutos.
3. Em seguida, aqueça uma panela grossa no fogo, adicione o óleo e, depois, os pedaços de carne. Acomode-os na panela e tampe.
4. Logo após 4 minutos, mexa com uma colher de pau, tampe novamente e continue cozinhando.
5. Então, quando a água secar, adicione 150ml de água, mexa e tampe, cozinhando em fogo baixo até a água secar novamente.
6.Antes de adicionar mais água, deixe a carne dourar um pouco. Adicione água aos poucos, cozinhando até que a carne esteja bem cozida e dourada.
7.Logo depois, na fase final, adicione a cebola e deixe fritar até dourar.
8. Por fim, desligue o fogo, espalhe cheiro-verde picado a gosto e sirva sua deliciosa costelinha de porco!