Se você está em busca de um prato tradicional, nutritivo e extremamente saboroso, o fígado acebolado perfeito é uma escolha excelente. Esta receita, além de ser uma ótima maneira de incorporar ferro na sua dieta, traz um sabor único que agrada até os paladares mais exigentes.
– 1 kg de fígado de boi, cortado em bifes e sem membranas; – 250ml de leite para marinar; – Uma cebola grande, cortada em meia lua; – 1 pimentão verde, cortado em tirinhas; – Seis dentes de alho picados; – 3 folhas de louro; – Suco de ½ limão;
– Uma colher (sobremesa) rasa de sal; – 1 colher (sopa) de banha de porco ou manteiga; – 100ml de água filtrada; – 1 colher (sopa) de cebolinha picada;
1. Primeiramente, corte o fígado em tiras e coloque em uma tigela com o leite. Deixe marinar na geladeira por 30 minutos para suavizar o sabor forte do fígado.
2. Logo após a marinada no leite, escorra e lave o fígado sob água corrente para remover o leite. Deixe escorrer bem.
3. Em uma nova tigela, combine o fígado lavado com o alho picado, as folhas de louro e o suco de limão. Mexa bem e deixe marinar por mais 10 minutos para absorver os aromas.
4. Enquanto isso aqueça a banha ou manteiga em uma frigideira grande até derreter. Logo depois, adicione o fígado marinado e aumente o fogo. Frite, mexendo ocasionalmente, até que o fígado perca sua cor rosada.
5. Em seguida, tempere com sal somente após o fígado mudar de cor, para evitar que desidrate. Continue cozinhando até que todo o líquido se evapore e o fígado comece a fritar.
6. Por fim, adicione a cebola e o pimentão, e continue refogando. Despeje a água e deixe cozinhar até que o líquido evapore completamente.
7. Finalize com a cebolinha picada, misture bem e retire do fogo.