Se você tem arroz de sobra na geladeira e não sabe o que fazer com ele, temos uma solução deliciosa para você: um nhoque de arroz cozido! Essa receita é não apenas uma maneira inteligente de evitar o desperdício, mas também uma opção incrível para variar o cardápio do dia a dia.
Para o Nhoque – Quatro xícaras (chá) de arroz cozido; – 4 xícaras (chá) de água; – Duas colheres (sopa) de margarina; – Quatro ovos inteiros; – Duas xícaras (chá) de farinha de trigo;
Para o Nhoque – ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (e um pouco mais para polvilhar); – Sal ou tempero completo a gosto; – Cheiro-verde picado a gosto; – Pimenta-do-reino a gosto;
Para o Molho – 500g de carne moída; – 3 dentes de alho grandes amassados; – Meia colher (sopa) de banha de porco; – 1 tomate grande picado; – Um sachê de molho de tomate pronto;
Para o Molho – Meia cebola picadinha; – Sal a gosto; – Uma pitada generosa de colorau; – Cheiro-verde picado a gosto.
1. Primeiramente, aqueça uma panela com banha e doure o alho.
2. Logo depois, adicione a cebola, deixe fritar um pouco, e em seguida, coloque a carne moída, mexendo até ficar soltinha.
3. Então acrescente o colorau, sal, molho de tomate e o tomate picado, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Finalize com cheiro-verde, misture e reserve.
4. Em seguida, no liquidificador, bata a água, os ovos, a margarina, sal (ou tempero completo), cheiro-verde e o arroz cozido até obter uma mistura homogênea.
5. Então transfira para uma panela e leve ao fogo até ferver, adicionando mais cheiro-verde.
6. Em seguida, quando ferver, adicione a farinha de trigo de uma vez, mexendo sem parar até a massa desgrudar da panela.
7. Logo depois, unte uma superfície com óleo, despeje a massa e incorpore o queijo parmesão.
8.Então, quando esfriar o suficiente para manusear, faça rolinhos e corte os nhoques no tamanho desejado. Disponha-os em um refratário de vidro.
9. Por fim, cubra os nhoques com o molho, salpique cheiro-verde e mais parmesão ralado. Se desejar, leve ao forno para aquecer um pouco.