Molho madeira simples
Créditos: Canal Receitas da Elem

O molho madeira simples é um clássico da culinária que tem o poder de transformar uma simples peça de carne em um prato refinado e cheio de sabor. Fazer esse molho em casa é mais fácil do que se imagina, e o resultado é tão bom quanto o de um restaurante famoso. Além de ser uma opção econômica, permite que você ajuste os temperos ao seu gosto, garantindo um sabor único. Vamos ao preparo desse molho maravilhoso que vai deixar todos pedindo bis.

Ingredientes do molho madeira simples

  • 100 g de champignon picadinho;
  • 50 g de farinha de trigo (aproximadamente 6 colheres de sopa);
  • 100 g de manteiga;
  • Meia xícara de chá de vinho tinto seco;
  • 1000 ml de caldo de carne (ou 2 tabletes dissolvidos em 1 litro de água);
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, aqueça uma panela em fogo médio para baixo e derreta a manteiga.
  2. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, misturando bem até que a mistura fique homogênea e sem o cheiro característico da farinha crua.
  3. Logo após, adicione o champignon picado e comece a incorporar o caldo de carne aos poucos, sem parar de mexer, para evitar a formação de grumos.
  4. Então, despeje o vinho tinto seco na mistura e continue cozinhando, mexendo ocasionalmente, até que o molho comece a engrossar e apresente uma consistência mais cremosa.
  5. Por fim, ajuste o sabor com sal e pimenta-do-reino, conforme sua preferência.

Informações Adicionais:

  • O segredo de um bom molho madeira caseiro está na qualidade dos ingredientes, especialmente do caldo de carne e do vinho tinto, que devem ser de boa qualidade para garantir um sabor rico e profundo.
  • Este molho combina perfeitamente com carnes vermelhas, mas pode ser usado também em aves ou porco, trazendo uma nova dimensão de sabor para seus pratos.
  • Se desejar um molho mais encorpado, você pode deixar reduzir por mais tempo em fogo baixo. Mas atenção para não deixar secar demais.
  • Para um toque extra de sabor, considere adicionar uma pequena quantidade de ervas frescas, como tomilho ou alecrim, durante o cozimento.

Com este molho madeira caseiro, você vai levar suas refeições a um novo nível de sofisticação e sabor. Experimente e veja como é simples impressionar a todos à mesa com um molho clássico e delicioso.

Veja também

Creme de moça gelado: a sobremesa simples e irresistível, confira
Pizza prática de frigideira: rápida, deliciosa e sem complicação, confira
Então, Mousse de Ninho em 2 minutos: surpresa deliciosa ao alcance de todos, vem ver

Resumo
recipe image
Nome da receita
Molho madeira simples
Nome do autor
Publicado em
Tempo de preparo
Tempo de cozinhar e/ou resfriar
Tempo total
Classificação média
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Receba receitas em seu WhatsApp

Clique no Botão abaixo

Sobre o Autor

Daniele Faquiano
Daniele Faquiano

Me chamo Daniele Faquiano, sou blogueira gastronômica apaixonada por criar e compartilhar sabores. Minhas receitas diárias ganham vida no portal Tudo de Receitas.