Paçoca caipira
Créditos: Canal Receitas do Will

A paçoca caipira é mais que um doce; é uma viagem no tempo até os dias despreocupados da infância, uma herança culinária que passa de geração para geração. Com apenas alguns ingredientes simples e muito amor, você pode criar um lanche que encanta tanto pelo sabor quanto pela simplicidade. Esse doce mineiro, feito com amendoim torrado e doce de leite, oferece um sabor único que é ao mesmo tempo doce e reconfortante. Siga este passo a passo para preparar uma paçoca caipira que fará todos pedirem mais.

Ingredientes da paçoca caipira

  • 500g de amendoim torrado e moído (não muito fino para manter a textura);
  • Duas e ½ xícaras (chá) de açúcar cristal (500g);
  • 100ml de água fervente;
  • Duas colheres (sopa) de doce de leite cremoso.

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, coloque o amendoim e uma pitada de sal em um processador de alimentos. Pulse até que o amendoim esteja finamente triturado, mas com alguns pedacinhos para textura.
  2. Logo depois, em uma panela de fundo grosso, adicione 1 e ½ xícara de açúcar cristal e aqueça em fogo médio.
  3. Então mexa ocasionalmente até que o açúcar derreta completamente e forme uma calda dourada.
  4. Em seguida, com cuidado, despeje 100ml de água fervente na panela, misturando constantemente para integrar à calda de açúcar.
  5. Logo depois, acrescente o restante do açúcar e continue a misturar. Quando estiver bem misturado, adicione o doce de leite, mexendo até a mistura começar a ferver e espumar levemente.
  6. Então desligue o fogo e incorpore o amendoim moído à mistura, mexendo até que a paçoca comece a endurecer. Transfira para uma forma preparada e alise a superfície.
  7. Por fim, deixe esfriar um pouco e, antes de endurecer completamente, corte em pedaços. Então sirva após esfriar completamente, e desfrute deste tradicional doce mineiro.

Informações adicionais:

  • Para um sabor extra, adicione uma pitada de canela ou cravo em pó à mistura de amendoim.
  • Se desejar, pode-se adicionar um pouco mais de doce de leite por cima da paçoca antes de servir, para um toque extra de doçura e cremosidade.

Com esta receita, a paçoca caipira não é apenas um doce, mas um elo que nos conecta às nossas raízes e tradições, trazendo um pouco da alegria da infância para o presente.

Veja também

Tempero de Cheiro Verde: Realce o Sabor de Suas Refeições – Prepare Já!
Cuscuz na Frigideira: lanche rápido e saboroso – surpreenda-se com a facilidade

Resumo
recipe image
Nome da receita
Paçoca caipira
Nome do autor
Publicado em
Tempo de preparo
Tempo de cozinhar e/ou resfriar
Tempo total
Classificação média
51star1star1star1star1star Based on 2 Review(s)

Receba receitas em seu WhatsApp

Clique no Botão abaixo

Sobre o Autor

Daniele Faquiano
Daniele Faquiano

Me chamo Daniele Faquiano, sou blogueira gastronômica apaixonada por criar e compartilhar sabores. Minhas receitas diárias ganham vida no portal Tudo de Receitas.